< Dieta Mediterrânea pode ajudar a diminuir a dor em doentes com Artrite Reumatóide - PDR
<Maio de 2012>
stqqssd
30123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910
   » Mais eventos

A Osteoporose é uma doença que afecta apenas pessoas do sexo feminino ?




Cancelar subscrição
 
Directório de Contactos
Reumascópio
Fórum

Notícias

Dieta Mediterrânea pode ajudar a diminuir a dor em doentes com Artrite Reumatóide

18-01-2010
Partilhe

Se é uma daquelas pessoas que acredita que uma boa alimentação pode solucionar grande parte dos problemas de saúde, fique a saber que uma alimentação equilibrada, em especial a dieta mediterrânica, pode aliviar as dores provocadas pela Artrite Reumatóide (AR). Esta doença crónica, da qual ainda não se conhecem as causas, tem como características a inflamação e limitação de movimentos, sobretudo ao nível das articulações, que causa dor e rigidez.
Uma investigação recente, que envolveu mais de 800 doentes e 15 estudos diferenciados, deu a conhecer diferentes tipos de hábitos alimentares e sublinhou a importância de evitar alguns tipos de alimentos, como a carne vermelha.

Os investigadores comprovaram que a dieta mediterrânica – à base de frutas, vegetais, leguminosas, peixe e azeite – é a mais indicada para quem sofre da doença reumática “Uma alimentação equilibrada é benéfica para todas as pessoas, tenham ou não Artrite Reumatóide. Obviamente que os doentes devem ter preocupações a nível alimentar, combatendo a obesidade e, em complemento, ter a preocupação de realizar actividade física moderada e exercícios específicos que contribuam para melhorar a capacidade muscular e física”, considera o Dr. Luís Miranda, Director Clínico Adjunto do Instituto Português de Reumatologia.

Em Portugal estima-se que existam cerca de 40 mil indivíduos com Artrite Reumatóide, sendo as mulheres duas a três vezes mais afectadas que os homens. Na maioria dos doentes, a patologia manifesta-se por volta
dos 40 anos, mas pode afectar indivíduos de todas as idades e até crianças. A nível internacional, calcula-se que a AR afecte cerca de 0.5 – 1.0% da população, ou seja, cerca de 20 milhões de pessoas.

Fonte : Inforpress